Visita de estudo do Curso Profissional Técnico de Gestão Equina a Bordéus e Pau, França - 2 e 6 de fevereiro 2023

Entre os dias 2 e 6 de fevereiro, as turmas do 2.º e 3.º C, do Curso Profissional Técnico de Gestão Equina, acompanhados pelos seus professores, visitaram a zona histórica de Bordéus e Pau, em França.

No decorrer desta visita, os alunos tiveram contacto com realidades equestres bastantes diferentes daquelas a que estão habituados no seu quotidiano.

Começaram o primeiro dia de visita no salão do cavalo de Bordéus, onde puderam assistir à prova de 1,40m, prova esta qualificativa para o Grande Prémio do CSIW5*. Assistiram de seguida a uma demonstração dos campeões do mundo de volteio artístico e para terminar o primeiro dia visitaram alguns stands do salão. 

No segundo dia, iniciaram a visita pelo centro histórico de Bordéus, onde apreciaram a arquitetura dos vários edifícios e monumentos da cidade. Após o almoço, regressaram ao salão do cavalo, onde puderam assistir ao trabalho no campo de aquecimento dos cavaleiros que iam participar no grande prémio da Taça do Mundo de Obstáculos, nomeadamente Marcus Ehning, Daniel Deusser, Chistian Ahlmann, Eric Van Der Vleuten, Henrik Von Eckermann, entre outros.

De regresso aos stands, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e ter contacto com matérias de topo, com inovações e com especialistas das diferentes áreas equestres, tais como empresas do setor alimentar (rações, suplementos), empresas de transportes (atrelados, camiões), construções de boxes, guias elétricas, material de siderotecnia, os mais diversos bridões e selas, expostos por empresas como a Buttet, CWD, Antares, Bruno Delgrange, Prestige, Devocoux, entre outras. 

No último dia, os alunos visitaram o Hipódromo de Pau, onde assistiram a um dia de corridas de galope, tanto de plano como com obstáculos, que teve o seu ponto alto no Grand Cross de Pau Réverdi, corrida de 6300 metros com 31 obstáculos, que essencialmente são compostos por obstáculos naturais de terra, banquetas irlandesas, Volpoom, sebes, entre outros.

Tratou-se, sem dúvida, de uma visita de estudo repleta de contactos com cavaleiros de topo mundial, de locais, contextos reais e aprendizagens fundamentais que, a nível da cultura equestre, marcarão para sempre os nossos alunos.

Ver Galeria de Fotografias