
Visita de estudo à zona do Ribatejo e Lisboa
Entre os dias 23 e 25 de maio, as turmas do 1.º, 2.º e 3.º C, do Curso Profissional Técnico de Gestão Equina, visitaram a zona do Ribatejo e Lisboa.
No decorrer desta visita, os alunos tiveram contacto com realidades equestres bastantes diferentes daquelas a que estão habituados no seu quotidiano.
Começaram por uma visita à Clínica Veterinária Geneequino, localizada na Raposa (entre Almeirim e Coruche), uma clínica especializada em reprodução de equinos, onde foram recebidos pelo Dr. Bruno Rego. Seguidamente, visitaram a Quinta das Varandas de Cima, em Valada, no Cartaxo, casa do renomado cavaleiro Luís Sabino Gonçalves.
No segundo dia, iniciaram a visita pela Coudelaria da Companhia das Lezírias, em Braço de Prata, Porto Alto. Após uma breve explicação por parte do Engenheiro Francisco Beja acerca do funcionamento da Fundação Alter Real, onde se enquadra a Companhia das Lezírias, os alunos assistiram ao maneio dos poldros de três anos de idade. De seguida, ainda em Samora Correia, visitaram a Coudelaria da Sociedade das Silveiras. Por fim, já em Vila Franca de Xira, visitaram o Centro Equestre da Lezíria Grande, onde foram amavelmente recebidos pelo Mestre Luís Valença que lhes preparou uma pequena apresentação de um cavalo com as rédeas longas e nos trabalhos de Ares Altos.
No último dia, os alunos visitaram a Sociedade Hípica Portuguesa, situada no Hipódromo do Campo Grande, em Lisboa, onde se preparava o CSIO (Concurso de Saltos Internacional Oficial de Lisboa), uma das provas mais importantes do Hipismo Nacional.
Finalmente, visitaram as instalações equestres da Escola Portuguesa de Arte Equestre, na Calçada da Ajuda, Lisboa, considerada Património Nacional, e que tem como objetivo promover o ensino, a prática e a divulgação da arte equestre tradicional portuguesa, um património cultural único no mundo. Aqui os alunos puderam desfrutar de uma visita guiada e de uma apresentação da Escola.
Tratou-se, sem dúvida, de uma visita de estudo repleta de locais, contextos reais e aprendizagens fundamentais que, a nível da cultura e tradição equestre portuguesas, marcarão para sempre os nossos alunos.


