Produção de alheira mista

Por este mês de fevereiro, os nossos alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, na disciplina de Transformação e Comercialização de Produtos Agroalimentares (TCPA), aprenderam a transformar matérias-primas de origem animal.

A alheira faz parte dos enchidos típicos da cozinha portuguesa, cujos principais ingredientes podem ser carne variadas, pão, azeite, banha, alho, salsa e colorau.

Nas aulas de TCPA, os alunos das turmas 1.º A e 1.º B produziram alheiras mistas, onde foram utilizadas carnes de porco, galinha e peru. Dado que a alheira é um enchido resultante de produtos confecionados, durante a cozedura das carnes, foram utilizados loureiro, alho e salsa para aromatizar a calda, que foi depois usada na confeção da alheira.

Apresentamos aqui a nossa receita:

Começámos por cozer todas as carnes em água bem temperada e suficiente para todo o processo. À medida que as carnes iam ficando cozidas, foram-se retirando da panela para serem muito bem desfiadas. Seguidamente, iniciámos a mistura das carnes com o pão, também ele desfiado. Regámos o pão com o caldo quente. Com uma colher de pau, mexemos muito bem para desfazer o pão e criar uma massa homogénea. Finalizámos com salsa fresca, colorau doce ou picante e retificámos os temperos. A massa deve ficar como uma açorda rija.

De seguida, iniciámos o enchimento, que deve ser efetuado enquanto a massa está quente, para facilitar o mesmo. Utilizámos tripa salgada na produção. Após o enchimento da tripa, atámos e cortámos as alheiras individuais com aproximadamente 15 cm cada alheira.

A fase final passou por colocar as alheiras no fumeiro, para iniciar o processo de secagem, que, de preferência, deve ser pelo ar, não necessitando de fumo.

Trataram-se de atividades letivas, extremamente participadas, que proporcionaram aos alunos do 1.º A e do 1.º B novas aprendizagens e o desenvolvimento de mais competências técnicas e também relacionais.