Visita de estudo dos alunos finalistas do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária à região do Alentejo

De 27 a 30 de junho, realizou-se a visita de estudo dos alunos finalistas do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelos professores Hugo Fernandes e Gracinda Alves, à região do Alentejo.

Os alunos fizeram-se acompanhar do instrumento típico do Minho, a concertina, e a viagem foi muito animada com diversas desgarradas entre eles.

No primeiro dia, almoçámos em Alpalhão, vimos distintas culturas: milho, videiras, sobreiros. Observámos as raças Mertolenga, Alentejana, Limousine e Charolês e vimos um exemplar da raça Angus, que podemos descrever recorrendo à metáfora Angus/hipopótamo. Ao final do dia, chegámos a Elvas, onde inaugurámos o alojamento.

No dia 28 de junho, da parte de manhã, visitámos o Centro Ciência do Café do grupo Delta, em Campo Maior. Ficamos a conhecer a história do café desde a sua descoberta, à sua exploração e às figuras mais marcantes da sua história.

Na parte da tarde, visitámos a Herdade Monte das Servas, onde o vinho é produzido com as marcas “Herdade das Servas” e “Montes das Servas”. Durante o percurso das viagens, observámos produções de figo da índia, pinhão, sobreiros, girassol, milho, e um mar de oliveiras em produção intensiva. Visualizámos a produção de cereais e respetivo enfardamento de palha. Vimos ainda a produção de hortícolas graças à barragem do Alqueva.

Deslocámo-nos, seguidamente, para a cidade Branca, Serpa, onde estivemos alojados durante duas noites na Residencial Serpínia, que possui piscina onde os nossos alunos puderam relaxar.

No dia 29 de junho, dirigímo-nos à barragem do Alqueva, onde ficámos a conhecer como essa barragem permitiu auxiliar a terra e as suas gentes. Os alunos aproveitaram para desfrutar da praia fluvial.

Dia 30 de junho, regressámos a Ponte de Lima, num percurso bastante animado pela concertina e de grande satisfação por parte dos alunos.

A viagem dos finalistas do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária foi o culminar merecido deste percurso escolar na EPDRPL. A todos desejamos as maiores felicidades no vosso futuro profissional/académico.

Ver Galeria de Fotografias