Visita de Estudo dos alunos dos Cursos Profissionais de Hotelaria e Restauração à FITUR, Madrid - 19 a 22 de janeiro de 2023

Entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2023, foi realizada a visita de estudo a Espanha pelas turmas dos 1.º, 2.º e 3.º anos dos Cursos Profissionais Técnico de Restaurante e Bar e Técnico de Cozinha e Pastelaria, no âmbito das UFCDs de Serviço de Restauração e Bebidas e de Serviço de Cozinha e Pastelaria.

Esta visita teve como objetivo transportar os alunos para um mundo real da hotelaria e restauração, sendo esta realidade uma das maiores alavancas da nossa economia. Por isso, nada melhor do que permitir aos alunos vivenciarem essa realidade numa escala macro e internacional.

A visita teve um programa bastante diversificado, indo ao encontro, de forma transversal, de todas as UFCDs lecionadas nos respetivos cursos.

No dia 19 de janeiro, iniciámos a visita pela cidade de Salamanca, onde pudemos conhecer o centro histórico declarado Património Mundial pela UNESCO, visitando os locais mais emblemáticos que integram a riqueza histórica, artística e cultural da cidade. Visitámos também uma unidade hoteleira, já que se enquadrava nos conteúdos do curso.

No segundo dia, seguimos em direção à cidade mais alta de Espanha, Ávila, onde visitámos a catedral, duas unidades hoteleiras e ainda as muralhas medievais.

Após uma manhã de visitas em Ávila, seguimos viagem em direção a Madrid, onde chegámos por volta das 14 horas. Pudemos visitar os momentos mais carismáticos da cidade, designadamente o Palácio Real, a Praça del Sol, o Museu da Ópera e outros estabelecimentos de restauração que permitiram aos alunos melhor compreender in loco o funcionamento dos vários tipos de serviço de restauração que lá se encontravam.

No dia 21 de janeiro, pelas 10 horas, demos início à visita à FITUR (Feira internacional de Turismo), onde a hotelaria e o turismo estavam representados por profissionais do setor oriundos de diversos países de todos os continentes. Os nossos alunos puderam aí viajar pelas riquezas e histórias do turismo e da gastronomia a nível mundial.

No regresso, dia 22, ainda visitámos o Vale dos Caídos, a maior cripta do mundo, e continuámos viagem em direção a Tordesilhas, onde efetuamos a paragem para almoço.

Por fim, regressámos à Escola, convictos de que foi certamente uma visita que em muito contribui para o desenvolvimento e criação de novas expectativas profissionais para os nossos alunos, fomentando o gosto e a motivação pelas saídas ao nível da empregabilidade a que os cursos que frequentam permitem acesso.

Gostaríamos ainda de salientar um registo de mérito para o excelente comportamento dos alunos em todos os parâmetros que englobaram a visita.

Em conclusão, recomenda-se esta visita como parte do PAA, já que é, sem dúvida, uma mais-valia para o incremento dos conhecimentos e competências dos nossos alunos.

Ver Galeria de Fotografias