Visita de estudo à EPADRPL pela turma do 3.º ano do Centro Educativo da Facha
No dia 14 de dezembro, os alunos do 3.º ano do Centro Educativo (CE) da Facha realizaram uma visita de estudo à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (EPADRPL).
Inserida na temática “Biodiversidade”, no âmbito do programa Eco-Escolas, a visita de estudo, organizada em estreita parceria entre ambas as Escolas, através das professoras Odete Rego (CE da Facha) e Adelina Reis (EPADRPL), permitiu aos alunos participarem numa série de atividades desenvolvidas na nossa Escola.
De salientar que a ideia desta visita se deveu a Núria Gonçalves, aluna do 3.º ano do CE da Facha, que tendo visitado a Escola antes, quis também que a sua professora e os seus colegas da turma conhecessem o que e como nela os alunos aprendem.
Assim, às dez horas, os alunos do CE da Facha iniciaram a visita, na cozinha pedagógica, com uma aula de transformação de queijo fresco, assegurada pela professora Odete Laja e pelos alunos do 1.º A do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária (TPA). A atividade demonstrou todos os processos de transformação do leite, recolhido na vacaria da EPADRPL, até ao embalamento e dessoramento do mesmo.
De seguida, a turma visitou a adega e assistiu a uma explicação pormenorizada de todo o processo de vinificação exposta pelo professor Hugo Fernandes e pelos alunos do 2.º A do Curso Profissional de TPA.
Posteriormente, os alunos tiveram o privilégio de ter um primeiro contacto com o trator, sob a supervisão da professora Gracinda Alves.
O passo seguinte foi a visita à pocilga, onde todos se entusiasmaram com os leitõezinhos, recentemente nascidos e cujas características e curiosidades foram apresentadas pelo professor Petros Rekas e pelos alunos do 3.º B do Curso Profissional de TPA.
As visitas da parte da manhã terminaram com um intervalo para o merecido almoço no parque fitness.
Às catorze horas, os alunos deslocaram-se à vacaria e, acompanhados pela Professora Ermelinda Cerqueira, assistiram ao funcionamento do robot de ordenha, atividade que gerou muita atenção e deslumbramento, assim como em relação a todos os animais do novilheiro, do viteleiro e da vacaria.
Seguidamente, os alunos dirigiram-se às estufas, e sob a orientação da professora Adelina Reis, fizeram, de modo bem diligente, a plantação de alface sob coberto e puderam observar as culturas aí instaladas.
No final da visita, os alunos, regressados à cozinha pedagógica, sob a orientação da professora Odete Laja e dos alunos do 1.º B do Curso Profissional de TPA, fizeram o corte da coalhada e colocaram-na nas formas para continuar o dessoramento. Os alunos puderam ainda degustar o queijo fresco produzido na aula da parte da manhã, tendo levado um queijinho fresco para casa.
A atividade terminou com uma surpresa que a todos deixou maravilhados: o David Matos, aluno do 3.º ano do CE da Facha, cantou e encantou com o Hallelujah, numa das suas mais belas e magníficas versões!