Visita à Escola Profissional de Agricultura pela turma do 4.º ano do Centro Educativo da Feitosa

No dia 17 de novembro, nós, professoras Rosa Leão e Rosa Fiúza, e os nossos alunos da turma do 4.º ano do Centro Educativo da Feitosa, realizámos uma atividade na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

Ao chegar à Escola, brincámos no parque, lanchámos e depois fomos para a cozinha pedagógica com a professora Adelina Reis, diretora do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária.

Na cozinha pedagógica, fomos aprender a fazer queijo fresco e para isso tivemos a explicação da professora Odete Laja, responsável pela disciplina de Transformação e Comercialização de Produtos Agroalimentares.

Começámos por colocar 5 litros de leite num recipiente e aquecemos até chegar a 68 graus, para pasteurizar. De seguida, com ajuda do gelo, arrefecemos o leite até à temperatura de 36 graus. Juntámos sal e 15 gotas de coagulante por cada litro de leite, num total de 75 gotas.

Enquanto o leite coalhava, estivemos a provar queijo feito pelos alunos da Escola. Enquanto professoras, achamos primordial, nesta faixa etária, implementar aprendizagens ativas e experimentais, facilitadoras da interiorização de conteúdos.

Neste contexto, consideramos a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima uma oportunidade e um recurso da Comunidade Local, que pode ser usado pelas outras Escolas, como parceiro, permitindo diversificar as atividades com os alunos. No locam visitado, encontram-se espaços e materiais adequados e recursos humanos com formação pedagógica para o efeito.

Durante a atividade, a explicação foi adequada à idade dos alunos, verificando-se muita interação e interesse no processo aplicado. Os alunos participaram com entusiasmo, levantando questões e fazendo registos em todas as etapas realizadas. Em contexto sala de aula, constatou-se, no momento da avaliação de conhecimentos, que estes tinham sido assimilados por todos os alunos, mesmo os que revelam mais dificuldades.

Estas visitas permitem abrir horizontes em termos de perspetivas de futuro, pelo que temos todo o interesse em continuar a usufruir das mesmas.

 

As professoras do Centro Educativo da Feitosa: Rosa Leão e Rosa Fiúza