Semana da Leitura e da Interculturalidade – Sabores e mapa-mundo

No decorrer da comemoração da Semana da Leitura e da Interculturalidade, os alunos da EPADRPL foram brindados com uma surpresa na cantina: uma ementa semanal diferente, com sabores do mundo. Os cartazes que anunciavam tão saborosas iguarias foram dinamizados pelos alunos do 3.º ano do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, com a orientação da diretora de turma, Goreti Barros.

Os mesmos alunos foram também os responsáveis pela pesquisa de variadíssimas imagens alusivas à interculturalidade, durante as aulas de Área de Integração. Esse trabalho foi posteriormente utilizado para ilustrar um mapa-mundo que previamente foi desenhado em papel de cenário pelo aluno Lucas Almeida da turma B do 3.º ano do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária. O mapa foi colocado no placard da Biblioteca Escolar, tendo depois recebido a colaboração de imensos alunos de várias turmas e anos de escolaridade, que, ao verem o trabalho a acontecer, quiseram “dar uma mãozinha” no recorte, colagem e pintura do mesmo.

O trabalho ficou fantástico, os “artistas” relembraram e aprenderam imensas informações sobre a cultura de outros povos, compreendendo a riqueza e relevância da diversidade cultural, bem como a importância do respeito pelo outro. Muitos foram os professores e funcionários que, ao passarem no local, paravam para “apreciar a obra” e davam o seu contributo com ideias para novas imagens ou partilhavam experiências que tinham vivenciado em viagens realizadas.

Além desta viagem visual que o mapa-mundo ilustrado permitiu, os nossos alunos ainda puderam fazer uma viagem pelos sabores na cantina escolar! A “viagem” começou com aromas e paladares orientais, através de um delicioso caril de frango indiano. De seguida, foi a vez dos sabores latinos, com uma apetitosa pizza italiana. Na quarta-feira, a viagem teve como destino a América do Sul, com o frango de churrasco à brasileira. Na quinta-feira, a massa chinesa levou os nossos alunos até à Ásia, e claro, esta viagem pelos sabores só poderia terminar com o regresso à nossa casa, com um almoço bem tradicional português: rojões de porco.

Os alunos foram dando as suas opiniões sobre as refeições, dado que para alguns foi a primeira vez que provaram certos sabores e quase todos afirmaram que gostariam que estas surpresas interculturais ocorressem com mais frequência.

Ver Galeria de Fotografias