Semana da Leitura e da Interculturalidade – Encontro com o escritor Rui Coelho

Entre os dias 17 e 21 de maio, a EPADRPL desenvolveu um conjunto de atividades no sentido de assinalar a Semana da Leitura e, em simultâneo, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, mais conhecido por Dia Internacional da Interculturalidade, proclamado pela Assembleia Geral da ONU desde 2002 e comemorado todos os anos no dia 21 de maio.

As atividades foram desenvolvidas em articulação entre a Biblioteca Escolar, o Departamento de Línguas e as docentes Goreti Barros e Tânia Ribeiro, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento.

A sessão de abertura teve início às 11h, no dia 17 de maio, com uma breve introdução encetada do Diretor Amâncio Cerqueira, que, não escondendo a sua satisfação pelas atividades programadas, a todos os responsáveis e participantes desejou sucesso e deleite durante a realização das mesmas.

Seguidamente, após ter aceitado o convite da Professora Bibliotecária Paula Oliveira, tivemos o enorme gosto de receber na nossa Escola o jovem escritor Rui Coelho, que proporcionou aos alunos das turmas B e C do 3.º ano dos Cursos Profissionais Técnicos de Produção Agropecuária e Gestão Equina, cerca de 60 minutos de pura fruição.

Assim, em grande medida, inspirado pelo som do violoncelo da aluna Isabel Marques do 1.º C do Curso Profissional Técnico de Gestão Equina, com uma simplicidade e forma de estar tão desarmante quanto cativante, conduziu-os através das suas enriquecedoras palavras, a uma verdadeira viagem na sua companhia. Conhecer o tanto que uma experiência de vida, ainda tão curta, tem já para oferecer absorveu-os por completo.

E tão ou mais gratificante, atrever-nos-emos dizer, foi o sentimento de reciprocidade gerado, na medida em que também Rui Coelho, como o próprio confessou, viveu intensamente esta experiência que acabou por se traduzir numa simbiose perfeita.

ver galeria