Recolha de embriões - seleção e melhoramento genético

No dia 30 de novembro, foi novamente planeada e realizada uma recolha de embriões numa vitela da nossa Escola, com 14 meses e pai Acura. Desta vez, o animal reagiu bem ao protocolo de superovulação e as inseminações foram efetuadas no tempo correto.

Os resultados obtidos foram bastante animadores: 7 embriões com qualidade e foram também encontrados 6 oócitos na lavagem uterina. Foi implantado em fresco um embrião numa vitela, tendo os restantes sido congelados para serem utilizados mais tarde.

A recolha foi realizada pelo Dr. José Pedro Azevedo, com ajuda da professora Ermelinda Cerqueira e alguns alunos.

Assistiram à recolha os alunos da turma do 3.º B do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, alguns alunos interessados nesta temática e muitos outros, que foram passando pela vacaria, curiosos de saber os resultados.

Trata-se de um trabalho que requer grande disponibilidade de todos os que trabalham na vacaria da Escola, pelo que é de realçar o esforço de funcionários, professores e alunos.

De destacar também a grande abertura dos órgãos da Escola em proporcionar aos alunos um exemplo de como uma vacaria consegue, através do melhoramento genético, obter animais com boas performances a nível da produção, saúde e conformação.