Receção do Dinis e da sua mãe na EPADRPL - 9 de janeiro de 2023

No dia 9 de janeiro, o nosso amigo Dinis voltou à nossa Escola com a sua mãe, D. Clara e, desta vez, foram calorosamente recebidos no Bar Pedagógico.

A receção foi cuidadosamente preparada pelos alunos da turma 1.º C do Curso Profissional Técnico de Gestão Equina, que, nas aulas de Português, enquanto cidadãos democráticos, participativos e humanistas, se organizaram para vender rifas, elaboraram cartazes e escolheram o poema para declamar ao Dinis. Por fim, com a ajuda imprescindível do Pedro Ferreira do 2.º A e das senhoras funcionárias, elaboraram e montaram a tarja de boas-vindas aos nossos amigos.

Dado que motivar os alunos para gestos de cariz solidário é também um dos objetivos desenvolvidos nas diferentes unidades de formação que compõe e elenco modular dos cursos de restauração, foi com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade social que os alunos das turmas do 1.º e 2.º ano, do Curso Profissional Técnico de Restaurante e Bar, prepararam um conjunto de iguarias e bebidas que serviram aquando da visita do nosso querido Dinis.

Entre as diversas iguarias servidas, os nossos alunos destacaram os bolos de laranja, chocolate com banana e maçã, espetadas de fruta, delícias de bolacha com creme de ovo, semifrio de morango e as mini-sandes com queijo e fiambre.  Para acompanhar foi ainda servido um sumo de laranja natural.

Além do lanche requintado que foi servido aos presentes, a aluna Filipa Cruz, do 1.º C, declamou o poema “Recomeça”, de Miguel Torga, a turma do 1.º C fez a entrega do dinheiro angariado com as rifas (120 euros) e os irmãos António Silva do 3.º A e Hélder Silva do 1.º A entregaram o montante (cerca de 180 euros), que num espírito de plena cidadania, recolheram nos Açores. Foram ainda entregues as tampinhas PET recolhidas pela comunidade educativa. Reconhecemos que, face ao elevadíssimo custo dos tratamentos do Dinis, se trata de uma ínfima verba. Contudo, segundo a mãe do Dinis, é com todos os apoios que tem tido que o Dinis recuperou a visão, a audição, entre outras capacidades, sendo que só lhe falta andar…

Queremos deixar uma palavra de agradecimento ao Dinis por nos permitir ajudá-lo, por nos mostrar que a vida é mais bela e profícua quando fazemos sorrir o outro, e, especialmente, por nos mostrar que, através da força de vontade, do acreditar, da luta pelo alcance dos nossos objetivos, somos capazes de superar os maiores obstáculos e mostrar ao mundo que a vida é extraordinária e que vale a pena viver.

Os alunos querem ainda dizer ao Dinis que estarão sempre cá para o receber na nossa Escola, nesta que também é a sua casa e nós, enquanto alunos e professores, como referiu a sua mãe D. Clara, a sua família.

Ver Galeria de Fotografias