Propagação de Camélias

Durante o ano letivo anterior, os alunos do 2.º B, do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, na disciplina de Produção Agrícola, no módulo 4, Obtenção de plantas, instalação de culturas e manutenção, sob orientação da professora Adelina Reis, fizeram a propagação de camélias por alporquia na nossa Escola.     

A alporquia é um dos métodos de propagação vegetativa mais antigos. Consiste em estimular o crescimento de raízes num ramo ou no caule principal de uma planta, sem que esta seja separada da planta mãe. Desta forma, o ramo em desenvolvimento continua a ser alimentado com seiva, sem sofrer com a desidratação e o enfraquecimento que geralmente acontecem na estacaria.

A alporquia, além de método de propagação, é também um ótimo método para rejuvenescer plantas que se desenvolveram demais em altura e apresentam caules compridos e desfolhados.

Com o regresso às aulas presenciais, os alunos puderam verificar recentemente o sucesso do seu trabalho, estando de parabéns, já que todas as plantas enraizaram.