Poda das oliveiras
Finalizada a colheita das azeitonas na EPADRPL, cuja produção superou a dos últimos anos, seguindo a tendência verificada a nível nacional, chegou o momento de os alunos do 2.º ano do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária aplicarem, na prática, alguns dos conceitos abordados nas aulas de Agricultura Sustentável.
A poda das oliveiras está a ser efetuada por grupos pequenos de alunos, que trabalham com calma e responsabilidade, orientados pelos professores e seguindo uma regra básica: rebaixar a árvore. Desta forma, a colheita seguinte torna-se mais fácil. Ao eliminar o excesso de rama, ou seja, os ramos doentes e/ou secos, estamos a permitir a entrada de luz e a promover o arejamento, contribuindo assim para o bom estado fitossanitário das árvores e para uma maior produção.
Ao trabalharmos preventivamente, estamos a seguir mais um dos princípios da agricultura sustentável. Esta atividade irá prolongar-se pelo mês de janeiro. De destacar que se trata de uma das atividades preferidas do nosso querido Miguel, que adora podar, como demonstram as imagens.