Plantações em estufa

No âmbito das disciplinas de Produção Agrícola e Mecanização Agrícola, aos alunos do 1.º e do 2.º anos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária foi lançado o desafio de desenvolverem um plano de trabalho nas estufas da Escola.

O objetivo final do trabalho nas estufas consistia na colheita de alface.

Para atingirem esse objetivo os alunos tiveram de desenvolver múltiplas tarefas, designadamente: limpeza e remoção dos restos de culturas de verão, aproveitando o excedente de tomate para alimentar os porcos,  e promovendo, deste modo, a agricultura sustentável; incorporação de matéria orgânica; preparação do solo; colocação de plástico; plantação; e finalmente a colheita.

Ao fim de, sensivelmente, 45 dias, as cerca de 7000 plantas de alface começam a dar indicação que estão no ponto de serem colhidas. Não todas ao mesmo tempo, pois a fisiologia das próprias plantas permite que a sua colheita seja escalonada, podendo alongar-se por três semanas.

Quando os olhos da experiência veem que a alface repolhuda já está com 300 gramas, chega a hora de colher. Cada caixa é preparada com 12 pés de alface, permitindo, com essa quantidade, um bom acondicionamento do produto. A colheita é realizada no próprio dia em que a mercadoria é despachada para o cliente, para que a qualidade seja garantida.