Escritor limiano Ezequiel Rodrigues marca presença na abertura da Semana da Leitura e da Interculturalidade da EPADRPL – 22 de abril de 2024
Na manhã do dia 22 de abril, inaugurou-se a Semana da Leitura e da Interculturalidade da EPADRPL, sob o tema inspirador da Liberdade. O recanto junto lago foi o local escolhido para iniciar a jornada literária e cultural, acolhendo alunos e professores.
O Diretor, Amâncio Cerqueira, e o Presidente do Conselho Geral, Petros Rekas, saudaram os presentes e destacaram a importância da leitura/conhecimento na formação individual. A Professora Bibliotecária, Sandra Matos, apresentou o programa da semana, convidando os presentes a embarcar numa viagem de descoberta e reflexão, explorando as diferentes facetas da liberdade através da leitura, do diálogo e da partilha de experiências. O ponto de partida seria a apresentação do livro “Ódios de Fronteiras”, que de imediato teria lugar.
A Coordenadora do Departamento de Línguas, Sandra Amorim, fez a apresentação do convidado principal, o autor limiano Ezequiel Rodrigues, que amavelmente aceitara o convite para falar do seu recente livro “Ódios de Fronteiras”.
Envolvido pelo enredo da obra e pelas explicações do autor, o público deixou-se viajar até uma época onde a liberdade de expressão era uma utopia, e o serviço militar uma fatal obrigação. Não tardaram as perguntas dos alunos, na tentativa de melhor compreender o enredo e as personagens, mas também conhecer o percurso e as motivações do escritor limiano.
A sessão terminou ao som do saxofone do aluno António Carvalho, do 2.º A, interpretando a melodia principal do Nocturno OP.9 N.º 2 de Chopin, contribuindo para um ambiente inspirador, onde a arte, anteriormente representada na literatura, ocupou as notas musicais, e a liberdade assumiu-se como um valor incalculável, porém ténue.
Ver Galeria de Fotografias