Aplicação do sistema “Wine baa” aos ovinos da EPADRPL

No final do mês de março, quando a vinha começou a rebentar, a nossa Escola iniciou mais um projeto pioneiro: a colocação de «Wine baa» no rebanho das ovelhas.

Com este aparelho, os animais podem pastar nas vinhas durante todo o ano, uma vez que não só estão impedidos de comer os rebentos da vinha e as uvas, como em simultâneo fertilizam as terras com os seus dejetos.

A utilização do sistema «Wine Baa» nos ovinos exerce uma sinergia entre os animais e a vinha e com o próprio meio ambiente, pois permite aumentar o número de animais que se alimentam dos pastos existentes nas vinhas, sem que a estas lhe seja causado qualquer dano.

As vantagens da aplicação deste sistema são diversas. Apontam-se, a título de exemplo, as seguintes: incremento da rentabilidade das vinhas; maior sustentabilidade e aproveitamento dos recursos naturais existentes; impactos bastantes positivos a nível ambiental, face à diminuta utilização de tratores e máquinas agrícolas nos terrenos das explorações; consequente diminuição da alimentação dos ovinos por outros produtos essencialmente artificiais, que não os pastos, evitando custos avultados na alimentação destes animais e resultando numa melhor qualidade da carne dos ovinos.