A horta sob o modo de produção biológica

 

No dia 9 de dezembro, a turma do 1.º A, no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento e Eco-Escolas, sob a orientação da professora Goreti barros, iniciou uma horta sob o modo de produção biológica.

A agricultura biológica é um sistema de produção que se baseia numa série de princípios e objetivos que visam minimizar o impacto do Homem na natureza e assegurar que o sistema agrícola funcione da forma mais natural possível. Este modo de produção respeita os ecossistemas e a biodiversidade, consistindo num modo de produção agrícola, sem recurso a produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem a organismos geneticamente modificados (OGM).

Segundo a IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Biológica), a agricultuta biológica baseia-se em quatro princípios: princípio da saúde; princípio da ecologia, princípio da justiça e princípio da precaução.

A agricultura biológica tem como premissa produzir alimentos nutritivos e de alta qualidade, que contribuam para a promoção da saúde e do bem-estar. Deve respeitar os sistemas e ciclos ecológicos vivos, aprendendo com eles, e contribuir para a sua sustentabilidade. Deve basear-se em relações justas no que diz respeito ao ambiente e oportunidades de vida. A agricultura biológica deve ser gerida com precaução e responsabilidade, de modo a proteger o ambiente, a saúde e o bem-estar das gerações atuais e futuras.

Pretende-se que os alunos adquiram competências neste modo de produção, que tomem consciência para estas temáticas e que reconheçam a importância da prática de uma Agricultura que se pretende Sustentável.