Visita de estudo do CEF T2 – Operador de Jardinagem
Nos dias 4 e 5 de maio, o 1.º J e o 2.º J do CEF T2 – Operador de Jardinagem, realizou uma visita de estudo ao centro do país, para visitar alguns espaços com interesse paisagístico e cultural.
Iniciámos esta visita pelo Jardim da Bacalhôa Buddha Eden, situado no Bombarral, o maior jardim oriental da Europa, com aproximadamente 35 hectares, entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação. A escadaria central é o ponto focal do Jardim, onde os Buddha dourados dão calmamente as boas-vindas aos visitantes. No Jardim foi possível observarmos esculturas da Arte Moderna e Contemporânea e no jardim de arte de Esculturas Africanas vimos mais de 200 esculturas dispostas sob a sombra de 1000 palmeiras.
Após uma tarde bem passada naquele Jardim, viajámos até Óbidos, uma das vilas medievais ou cidades muradas mais bem preservadas da Europa, onde pudemos contemplar belas casas caiadas de branco com portas góticas, vasos de plantas e buganvílias, tudo dentro das muralhas ameadas de um antigo castelo.
No final do dia, partímos para a Nazaré, que é indiscutivelmente a vila piscatória mais pitoresca de Portugal. Embora atualmente seja mais conhecida como a meca do surf, pudemos verificar que as tradições locais ainda são preservadas.
Depois de uma noite de descanso na Nazaré, iniciámos a nossa viagem de regresso a norte, passando por Coimbra, uma das cidades mais históricas do país, rica em monumentos centenários. Visitámos o Jardim Botânico de Coimbra, com inúmeras coleções de plantas que preenchem cada espaço, transportando-nos para diferentes latitudes e regiões do mundo, transformando o Jardim num verdadeiro museu vivo.
No final de almoço, regressámos mais um pouco para norte e visitámos Aveiro, cidade que muitas vezes é apelidada de “Veneza Portuguesa” por ser dominada pela Ria de Aveiro e pelos braços de água que penetram no espaço urbano e marcaram permanentemente a história, o património, a cultura e a identidade local.
Assim se passaram dois maravilhosos dias em contacto com a natureza e a cultura.