Visita de Estudo às zonas do Ribatejo e Alentejo - 27 e 30 de maio de 2024

Entre os dias 27 e 30 de maio, as turmas do 2.º e 3.º C, do Curso Profissional Técnico de Gestão Equina, realizaram uma visita de estudo às zonas do Ribatejo e do Alentejo, onde tiveram contacto com realidades equestres bastantes diferentes daquelas a que estão habituados no seu quotidiano.

Começaram por uma visita ao Centro Hípico de Vale Ferreiros, em Abrantes, onde foram recebidos pela proprietária Filipa Henriques Pereira, que lhes explicou o funcionamento do Centro. No Hospital Veterinário de Equinos, em Santo Estevão, assistiram a uma palestra com o Dr. Prazeres, veterinário de renome internacional com inúmeros resultados a nível internacional.    

No segundo dia, visitaram as instalações da Escola Superior Agrária de Elvas, acompanhados pela Diretora, Dra. Rute Santos. Após uma explicação sobre os cursos existentes, os alunos assistiram a uma aula prática de equitação do 1.º ano da Licenciatura em Equinicultura. Visitaram ainda a Herdade da Bala, em Évora, propriedade do Eng.º Carlos Grave, Cavaleiro Olímpico na modalidade de Concurso Completo de Equitação, onde tiveram oportunidade de ajudar no maneio do gado que estava a ser pesado. Durante a visita às instalações equestres, os alunos ficaram a conhecer o percurso de Carlos Grave enquanto cavaleiro, bem como os cavalos da sua criação.

No terceiro dia, na Herdade de São Miguel, em Évora, propriedade da família Relvas, foram gentilmente recebidos pelo cavaleiro Alexandre Relvas, que os esclareceu sobre o funcionamento não só da parte equestre como de toda a herdade. Visitaram as éguas de ventre, os poldros e os cavalos de competição. Visitaram ainda a Adega da Casa Relvas, onde foram recebidos pelo enólogo, que lhes fez uma visita guiada a todas as instalações.

No último dia, visitaram a Quintas de Óbidos Centro Hípico, desenhado, de acordo com os mais elevados padrões internacionais. Recebidos pelo cavaleiro Valter Freitas, este apresentou-lhes as instalações e o seu funcionamento. Visitaram ainda o CEIA - Centro Equestre Internacional de Alfeizerão. Por fim, no Centro Hípico de Coimbra, assistiram ao Concurso de Saltos Nacional B, onde se encontravam inúmeros alunos a trabalhar com cavaleiros.

Tratou-se, sem dúvida, de uma visita de estudo repleta de locais, experiências, conhecimentos e contextos reais de aprendizagens fundamentais que, a nível da cultura e conhecimento equestre, marcarão para sempre os nossos alunos. 

Ver Galeria de Fotografias