Visita de estudo ao Douro - 24 e 25 de maio de 2023
Nos dias 24 e 25 de maio, os alunos das turmas 1.º A e 1.º B, do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelos professores da Componente Tecnológica, Adelina Reis, Ivo Sousa e Odete Laja, realizaram uma visita de estudo ao Alto Douro Vinhateiro para conhecer várias empresas da região que, devido à exploração de diferentes produtos, enaltecem e valorizam a Região Demarcada do Douro.
A visita iniciou-se pela Cermouros, uma sociedade localizada no coração da produção de cereja, mas com capacidade de produção de outros produtos, como citrinos, maçãs, peras e castanhas. Aqui os alunos puderam assistir à seleção da cereja feita de forma automatizada.
Seguiu-se a visita à Quinta da Comenda, ainda no concelho de Resende. Esta exploração produz cereja, citrinos e oliveiras plantadas em bordadura, porém, a produção mais relevante é a vinha. A Quinta possui cerca de nove hectares de vinha em socalcos e patamares e foi recentemente reconvertida com algumas das melhores castas desta região (tintas: Touriga Nacional, Touriga Franco, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Branca: Viosinho). Aqui, os alunos puderam visitar a exploração e usufruir da propriedade para almoçar.
Após o almoço, seguiu-se a visita à Quinta do Tedo, no coração do Vale do Douro. Nesta propriedade do século XVIII, as vinhas são plantadas em socalcos de xisto rochoso e incluem castas de uvas tintas, entre as quais se destacam a Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinto Cão, Touriga Nacional e Touriga Francesa. As suas vinhas estão divididas em cinco parcelas, cada uma vinificada separadamente. Com esta visita guiada pretendeu-se que os alunos fortalecessem os conhecimentos relativos à produção de Vinho do Porto. Curiosamente, no dia da visita, os alunos puderam assistir à preparação do lançamento de um Vinho do Porto Vintage de 1997.
De seguida, para admirar a paisagem de rara beleza do vale do Tua, visitaram o miradouro do Ujo, assinado pelo arquiteto Henrique Pinto e pelo engenheiro Filipe Calisto, situado entre as localidades de São Mamede de Ribatua e Safres, no concelho de Alijó.
No segundo dia, os alunos tiveram o privilégio de visitar a Cooperativa Agrícola do Távora, CRL, localizada na Região Demarcada do “Távora – Varosa”, entre a região do Douro e do Dão. Dadas as suas condições únicas – solos graníticos, primários e pobres em calcário, altitudes elevadas, clima temperado continental, entre outras – é um lugar privilegiado para a produção de maçã, de onde sobressai a variedade “Maçã Bravo de Esmolfe”, e de vinho branco, tinto e espumante. Na visita às instalações da Cooperativa, foi explicado aos alunos de que forma é produzido e armazenado o vinho espumante, Terras do Demo.
Os objetivos da visita foram amplamente conseguidos. O feedback dos alunos foi extremamente positivo. Além de conhecerem, com algum pormenor, uma Região Demarcada de renome mundial e algumas das suas quintas, os alunos aprofundaram conhecimentos fundamentais para o ciclo de formação do Curso.
Ver Galeria de Fotografias