Visita de estudo à zona do Ribatejo

Nos dias 4, 5 e 6 de abril, decorreu a visita de estudo à zona do Ribatejo, para os alunos das turmas do 2.º ano dos Cursos Profissionais Técnico de Cozinha-Pastelaria (TCP) e Técnico de Produção Agropecuária (TPA).

No que concerne ao curso de TCP, o objetivo fundamental desta visita foi proporcionar aos alunos o contacto com a zona turística do Ribatejo, verificar as suas potencialidades e ofertas hoteleiras de excelência, em parceria com o turismo da região. Relativamente ao curso de TPA, o objetivo consistiu em possibilitar aos alunos o contacto com realidades agrícolas distintas, latifúndios e tecnologias agrícolas diferenciadas.

No primeiro dia, fomos visitar a Quinta de Enoturismo Monteiro de Matos, em São Vicente de Paul, onde os alunos vivenciaram a combinação da produção de vinho de alta qualidade e a prática do turismo em simultâneo. O proprietário teve a cortesia de nos mostrar a adega, a vinha e o parque de máquinas. Na vinha, os alunos tiveram oportunidade de ver outras castas, outros tipos de podas e de condução das videiras, algo com o qual não estão muito identificados, devido ao facto de serem oriundos de um local geográfico diferente. Nesta quinta, fizemos, ainda, uma visita ao espaço onde se realizam os eventos de catering que a empresa promove. Foi-nos referido que, por altura das vindimas, muitos turistas/hóspedes vão para a quinta para participarem na campanha de vindima e vinificação. Em seguida, partimos em direção à cidade de Santarém onde ficámos hospedados.

No dia seguinte, pela manhã, fizemos uma visita guiada ao centro histórico de Santarém, durante a qual explorámos o seu percurso gastronómico. Após o almoço, seguimos em direção à Azambuja, onde está sediada a explorações de leite “Fonte de Leite, uma das maiores explorações leiteiras de Portugal. Tivemos uma receção maravilhosa e foi-nos dada a possibilidade de percorrer toda a exploração na companhia de um responsável que nos mostrou tudo o que havia para ver na exploração. Sendo uma exploração que pertence ao grupo Ortigão Costa, tivemos a sorte de poder passar na Coudelaria Ortigão Costa e ver os famosos Lusitanos Pretos.

No último dia, pela manhã, já no caminho de volta, visitámos as salinas de Rio Maior, onde nos foi explicado como se procede à extração de sal estando longe do mar. Foram-nos mostrados os diferentes produtos que se podem extrair e explicadas as suas diferentes finalidades. Em seguida, almoçámos na cidade de Fátima e fizemos visita rápida ao Santuário de Fátima. Finda a visita, rumámos para a Vila de Ponte de Lima. 

Ver Galeria de Fotografias