Visita à Lipor

No dia 17 de março, os alunos das duas turmas do 2.º ano do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, no âmbito da disciplina de Produção Agrícola - Agricultura Sustentável, visitaram a Lipor, em Ermesinde.

A Lipor é uma empresa que presta um serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos do grande Porto, gerindo, valorizando e tratando resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios.

Dado que os alunos tinham sido convidados a levar papel e ou plástico para promoverem a reciclagem, na chegada à Lipor, no Centro de Triagem, os alunos depositaram esses materiais nos respetivos ecopontos e puderam visualizar todo o processo de triagem, bem como os materiais nos quais esses resíduos se podem transformar.

Durante a visita à Central de Valorização Orgânica, os alunos puderam conhecer o processo de compostagem, no qual os resíduos alimentares e de jardim são transformados em adubo 100% natural, devolvendo à terra o que dela nasceu. Os biorresíduos (relvas, podas, troncos e resíduos verdes provenientes dos cemitérios), recolhidos seletivamente em habitações, em restaurantes e similares, em mercados, feiras, eventos e em ecocentros são decompostos em processo industrial, dando origem a um corretivo agrícola orgânico, denominado de NUTRIMAIS. A sua aplicação regular nos solos agrícolas resulta na manutenção e no aumento da sua fertilidade natural.

Na visita à Horta da Formiga, os alunos observaram as várias opções de compostagem caseira, incluindo a vermicompostagem. Observaram ainda uma horta e pomar em modo de produção biológico, assim como algumas animais de espécies autóctones.

Pelos conteúdos explorados, a visita à Lipor foi igualmente de encontro a muitos dos objetivos trabalhados no projeto Eco-Escolas da EPADRPL.

Para além das visitas aos vários locais da Lipor, a hora de almoço tratou-se também de um momento de socialização entre os alunos e professoras, permitindo estreitar de laços entre todos.

Ver Galeria de Fotografias