Semana da Leitura e da Interculturalidade – Sessão com Dr. Pável Modernell

Envolto pela interculturalidade, no dia 18 de maio, pelas 10h35, o 3.º A do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária foi presenteado com um encontro com o Dr. Pável Modernell, enfermeiro, psicoterapeuta e formador profissional, nascido no Uruguai.

O Dr. Pável iniciou a sessão, falando da sua origem e do seu percurso de vida pelo mundo à procura de melhores condições. Com o forte poder de comunicação do orador, os alunos foram convidados a viajar em conjunto pelo mundo, foi-lhes proporcionado uma panóplia de conhecimentos e de vivências culturais que o próprio experienciou e que com muita facilidade conseguiu transmitir. Assim, com extrema facilidade, conseguiu despertar o interesse, a motivação e a participação dos alunos.

Foi, sem dúvida, uma sessão muito proativa, houve uma interação fantástica entre os alunos e o palestrante, onde existiram momentos de questões/respostas e muitas reflexões. Nesta viagem, foram simultaneamente esclarecidos e debatidos conceitos de relevância sobre a temática, nomeadamente o que é a interculturalidade; semelhanças e diferenças da interculturalidade e multiculturalidade e os desafios da interculturalidade ao longo do tempo (as diferenças de religião, etnias e culturas, exclusão pela não aceitação, sentimentos e emoções).

No final, após estas elucidações e interações, o Dr. Pável referiu: “como oriundo do Uruguai, eu não quero ser tolerado, a tolerância é uma falsa aceitação e só se integra quem é aceite”.

A sessão decorreu de forma muito positiva, os alunos participaram de modo muito profícuo, tendo manifestado um comportamento e atitudes exemplares.