Semana da Leitura e da Interculturalidade – Os nossos leitores e as suas leituras

Nos dias 18, 19 e 20 de maio, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura, durante as aulas de Português, o 1.º J do CEF - Operador de Jardinagem visualizou o filme “Escritores da Liberdade”. Já os alunos das turmas dos primeiros anos dos Cursos Profissionais visualizaram o filme “Um Amor de Perdição” (2008), de Mário Barroso. Às turmas dos terceiros anos coube a visualização do filme “O Clube dos Poetas Mortos” (1989), de Peter Weir.

Também no âmbito da disciplina de Português, os alunos foram, ainda, convidados pelos seus professores a selecionarem um excerto de uma obra da sua predileção e de o apresentarem à turma, dinamizando, no seu seguimento, um debate de ideias.

As tardes destes dias foram bastante preenchidas, sendo que os alunos Adriana Parente, Fátima Silva, Baltazar Sousa e Bruno Lopes do 3.º A do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária gravaram, na Biblioteca Escolar, com o apoio da professora Paula Oliveira, récitas de poemas de Florbela Espanca, que se encontram agora disponíveis no blogue da Biblioteca para serem apreciadas por todos os membros da comunidade escolar.

As turmas 1º B/FC e 3.º B/C criaram também um padlet com citações extraídas de algumas obras e autores selecionados. Registe-se que, durante toda a semana, a Biblioteca Escolar proporcionou aos alunos uma Exposição Permanente de Florbela Espanca com conteúdos alusivos à sua vida e à sua obra.

Os alunos Miguel Fernandes, Francisco Vieira, João Paulo Sousa, Rui Cruz e Rafael Antunes assistiram, na Biblioteca Escolar, ao conto “A menina que odiava livros” e desenvolveram uma atividade complementar, relacionada com a identificação de contos infantis, previstos no Plano Nacional de Leitura, através de imagens dos mesmos. Depois contavam ou ouviam as histórias que tinham identificado nas imagens.