Semana da Leitura e da Interculturalidade - Conversas com sotaque

A presença de alunos provenientes ou nascidos noutros países e que por algum motivo vieram viver com as suas famílias para Portugal, e escolheram esta Escola, foi o necessário para que a atividade “Conversas com sotaque” tivesse razão de ser na “Semana da Leitura e da Interculturalidade”.

O Professor Petros Rekas, nascido na Grécia, e os alunos Diogo Fernandes, nascido na Suíça, Margherita Pontillo da Itália, André Sousa do Luxemburgo, Geovanni Dias de Cabo Verde e Safira Silva do Brasil deslocaram-se às turmas e, perante os seu colegas, apresentaram-se na língua materna, dando aso a várias perguntas, evidenciando aspetos fundamentais e de fragilidade no processo de integração.

Várias foram as questões levantadas pelos alunos, nomeadamente a presença de países lusófonos e as diferenças culturais e climáticas de cada um dos países ali representados.

O português, francês, alemão, grego e italiano foram as línguas que todos puderam ouvir e nas quais tentaram identificar palavras parecidas com o português, evidenciando as origens comuns da língua.

A atividade deu ainda a oportunidade de todos os alunos conhecerem melhor os colegas participantes, visto serem alunos a frequentar esta Escola pela primeira vez.

Cada vez mais esta diversidade é uma realidade, pois Portugal, além de pertencer à União Europeia, tem na sua cultura o princípio do bom acolhimento, no entanto, devemos todos trabalhar a aceitação das diferenças que também nos unem.