Semana da Alimentação - Sabores que nutrem - 2025/10/16

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de dezembro, levamos a efeito a "Semana da Alimentação - Sabores que Nutrem" na EPADRPL e em algumas escolas parceiras.

No dia 14 de outubro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Cozinha e Pastelaria e de Técnico de Restaurante e Bar deslocaram-se ao Agrupamento de Escolas de Freixo para realizar um serviço especial sobre a alimentação saudável. Alunos e professores realçaram a importância de uma dieta equilibrada, incentivando o consumo de frutas, legumes e verduras e destacando a necessidade de evitar o desperdício de alimentos. Parte dos alimentos servidos foram colhidos diretamente na horta da escola, valorizando o trabalho agrícola local e a ligação entre produção e consumo consciente. A iniciativa reforçou o compromisso com a saúde dos estudantes e a educação para hábitos alimentares saudáveis.

Já na EPADRPL decorreu uma atividade que envolveu toda a Escola. Ao longo do dia, os alunos conheceram alguns dos alimentos biológicos colhidos nas estufas pedagógicas, aprenderam sobre a alimentação dos equinos e participaram em atividades que estimularam os cinco sentidos. Degustaram também pequenas iguarias, com ingredientes colhidos nas estufas, preparadas pelas turmas dos cursos da área da Hotelaria e Restauração. Por fim, no âmbito do programa Eco-Escolas, apropriaram-se da importância da reciclagem e da sustentabilidade.

A "Semana" culminou, no dia 17 de outubro, no Centro Educativo da Facha. Os alunos dos Cursos Profissionais de Hotelaria e Restauração da nossa escola dinamizaram um workshop dedicado à alimentação saudável, promovendo hábitos equilibrados e práticas culinárias criativas junto da comunidade escolar. Os pequenos participantes aprenderam a confecionar panquecas de aveia, em versões com e sem lactose, explorando alternativas nutritivas e acessíveis ao pequeno-almoço ou lanche. Paralelamente, os alunos demonstraram o uso do shaker para a preparação de mocktails (bebidas refrescantes sem álcool), ensinando técnicas simples e versáteis de serviço em contexto de bar. A experiência foi complementada com uma degustação de infusões elaboradas com ervas aromáticas cultivadas na própria escola, bem como com batata-doce desidratada e palitos de cenoura, exemplos saudáveis e saborosos de snacks naturais.

Estas iniciativas permitiram sensibilizar a comunidade educativa para a importância de escolhas alimentares conscientes e equilibradas, ao mesmo tempo possibilitou aos alunos de Hotelaria e Restauração aplicar, em contexto real, os conhecimentos adquiridos nas aulas.

 Ver Galeria de Fotografias