Robot de ordenha na EPADRPL

É com muito orgulho que a EPADRPL concretiza mais um projeto, com o qual dá um novo e importante passo na modernização, tratando-se atualmente da única Escola Profissional Agrícola a nível nacional com um sistema de ordenha robotizado completo.

Este sistema permite a realização da ordenha de forma autónoma e voluntária, sem intervenção direta de nenhum operador, para um rebanho até 70 vacas em lactação.

Assumindo-se o bem-estar animal como uma das preocupações constantes na nossa Escola, assim como a garantia da qualidade dos produtos obtidos, houve uma criteriosa seleção na escolha do equipamento, tendo este sido posteriormente montado pela empresa Harker.

O robot inclui todos os componentes necessários para efetuar a ordenha, assegurando a correta produção e controlo do vácuo, fornece automaticamente ração na box, executa a estimulação, extração e eliminação dos primeiros jatos de leite, coloca e retira de forma automática as tetinas, procede à separação do leite, realiza a limpeza e desinfeção entre ordenhas, entre muitas outras funcionalidades automatizadas.

O equipamento com processador e software informático permite fazer a gestão e controlo automatizado de todo o rebanho e de cada um dos animais individualmente, a nível do maneio, ordenha, saúde, reprodução e alimentação, quer através do painel tátil incorporado na unidade, quer remotamente a partir de outros sistemas.

Apostar na tecnologia é assegurar o futuro dos nossos jovens alunos em breve profissionais do terreno. É por eles que a EPADRPL investe, trabalha e se afigura, cada vez mais, como Escola Profissional de referência.