Propagação de plantas aromáticas

No dia 10 de dezembro, no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento e Eco-Escolas, a turma do 1.º B, orientada pela professora Goreti Barros, realizou uma atividade de propagação de plantas aromáticas.

Os alunos prepararam as estacas e compuseram o substrato para as colocar em vasos. A estacaria é um método de reprodução assexuada ou vegetativa de plantas, que consiste na plantação de pequenas estacas de caules, raízes ou folhas, que plantamos num meio húmido, que se desenvolvem e dão origem a novas plantas.

Nesta atividade de propagação, foram utilizadas estacas caulinares, que é a principal técnica de macropropagação vegetativa de plantas. Na propagação por estacas caulinares utilizam-se segmentos de caules, contendo gomos terminais ou laterais, que são colocados em condições adequadas à produção de raízes adventícias.

Com esta atividade pretende-se que os alunos obtenham competências nestes conteúdos, colaborem no projeto e produzam plantas que servirão para “O cantinho das ervas aromáticas”, sob responsabilidade do 1.º J, bem como para a horta biológica, a cargo do 1.º A.

 

Este trabalho colaborativo, de partilha de saberes e competências entre as turmas da escola, reforça a articulação e contribui para a formação de jovens mais responsáveis, solidários e autónomos.