Programa Eco-Escolas 2021/2022

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que pretende encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela Escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização/educação para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis. Visa também criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na Escola e na comunidade.

No âmbito do programa Eco-Escolas, ao longo do ano letivo, foram desenvolvidas inúmeras atividades, projetos e palestras na EPADRPL. Nas reuniões do Conselho Eco-Escolas, foi sugerida a criação de uma “Brigada Verde” por turma, com a colaboração dos assistentes operacionais e professores, para levar a efeito uma melhor separação dos resíduos e a criação de um Eco-código para a Escola.

Foi comemorado o Dia Mundial da Terra, o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Mundial do Ambiente. Realizaram-se caminhadas com recolha de lixo, na Ecovia do Rio Lima e os alunos participaram num peddy-paper ambiental nos terrenos da propriedade agrícola da Escola. As diferentes turmas do 1.º ano participaram em webinars realizados pela Deco-Jovem, em colaboração com a Biblioteca Escolar. A Escola associou-se ao projeto Geração Depositrão, que resulta de uma parceria entre a ERP Portugal e o  Eco-Escolas. A Escola participou também no desafio “O Mar Começa Aqui”, incitando os alunos a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão vai parar ao mar”.

Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos do 2.º J construíram uma Roda dos Alimentos, alertando para a necessidade de uma Alimentação Saudável e Sustentável. Em parceria com a disciplina de Biologia, fez-se a identificação da Biodiversidade existente na Escola, com a participação de assistentes operacionais. Em colaboração com diferentes disciplinas da componente tecnológica, promoveu-se a manutenção do cantinho das aromáticas, a manutenção dos materiais da atividade apícola e a construção de um compostor, bem como de um hotel para insetos.

Ao longo do ano letivo, o Programa Eco-Escolas envolveu toda a comunidade educativa, visando a melhoria do desempenho ambiental da Escola, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais.