Notícias

Programa de Promoção de Competências Socioemocionais - 1.ª sessão

No dia 14 de dezembro foi dado início ao Programa de Promoção de Competências Socioemocionais, tendo sido desenvolvida a primeira sessão do mesmo, com as turmas 1.º A, 1.º B/FC e 1.º C.

A implementação do Programa é da responsabilidade da Psicóloga da Escola, Liliana Castro, e da Coordenadora dos Diretores de Turma, Goretti Barros, no âmbito do Projeto de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.

O Programa tem como objetivos melhorar as competências socioemocionais dos alunos; melhorar a atitude sobre si próprio; reduzir problemas comportamentais; reduzir o stress emocional e aumentar o sucesso escolar.

Através de perguntas, como o reconhecimento de colegas com características idênticas ou diversas das suas, sobre a experiência e descobertas, conduziu-se o grupo a uma tomada de consciência da existência de subcategorias e da identificação perante as mesmas. Exploraram-se ainda questões relativas ao facto de fazermos parte de um sistema e de como a nossa ação condiciona e pode ser condicionada pelas ações dos(as) outros(as).

De sublinhar que os alunos das três turmas se envolveram com bastante entusiasmo nas atividades.