Produção Agrícola e Mecanização em articulação nas aulas práticas

Os nossos alunos do 2.º ano do Curso Profissional Técnico de Agropecuária, sob orientação da professora Gracinda Alves, na disciplina de Mecanização, procederam à mobilização do solo, utilizando tratores e alfaias grade de discos.

Com os tratores, intervencionaram o solo, descompactando-o, promovendo a permeabilidade e o arejamento do mesmo, de modo a facilitar o desenvolvimento das culturas. Com as alfaias grade de discos, incorporaram detritos e resíduos no solo, que teve, previamente, uma cultura instalada - o milho. Esta alfaia é menos agressiva, diminui a erosão do solo e é muito utilizada em solos que têm insumos.

De seguida, numa articulação que privilegiou a entreajuda, os alunos do 2.º ano na disciplina de Produção Agrícola, sob responsabilidade da professora Fernanda Carvalho, colaboraram com os colegas do 1.º ano, utilizando a alfaia cavadeira, que funciona como se fosse um conjunto com várias enxadas que cavam a terra.                        

De salientar o enorme entusiasmo dos alunos envolvidos, com especial destaque para o nosso aluno Francisco Vieira, do 1.º B, que se estreou no manuseio e domínio do trator. Em jeito de confidência, o Francisco tinha referido à professora que o seu sonho era conduzir um trator. Ora, os sonhos são sempre para realizar, sobretudo as aspirações dos nossos alunos. A EPADRPL está e estará sempre aqui para os auxiliar no sucesso a nível pessoal e profissional e, claro, na concretização dos seus sonhos.