Plantação de alfaces nas Estufas - 25 de setembro e 6 de outubro de 2023
Entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro, as turmas do 1.º ano do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, participaram em todo o processo da plantação das alfaces.
O processo iniciou-se com a fertilização do solo, com adubos naturais, nas aulas da área de mecanização agrícola, sob orientação do Professor Ivo Sousa. Seguidamente, os alunos envolveram o fertilizante na terra, recorrendo à utilização da alfaia, denominada cavadeira.
Posteriormente, na aula da área de produção agrícola, os alunos, acompanhados pela Professora Adelina Reis e com a colaboração das senhoras assistentes operacionais, cobriram o solo com o plástico adequado à cultura.
Após os procedimentos anteriores, estando o solo totalmente preparado para receber a cultura, os alunos, as senhoras assistentes operacionais e a Professora fizeram finalmente a plantação das alfaces.
O valor energético da alface é muito baixo, porque aproximadamente 95% do peso total da alface é apenas água. Também, por isso, a alface é um alimento muito hidratante. Na alface podemos encontrar as vitaminas K, A, B1, B2, C e também folato. A nível de minerais, salientam-se o magnésio, o cálcio, o manganês e o ferro. Acresce que é rica em antioxidantes e em fibras. As fibras têm a particularidade de manter a saciedade, ou seja, se começarmos a refeição com um prato de salada, provavelmente vamos comer menos no prato principal. Por outro lado, as fibras também ajudam a melhorar o trânsito intestinal.
Podemos assim afirmar que o trabalho de equipa e de articulação produz frutos saudáveis e repolhudos!