Os nossos alunos do CEF - Operador de Jardinagem em FPCT

Os alunos da turma 2.º J, do Curso de Educação e Formação - Operador de Jardinagem, iniciaram a sua Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) no dia 17 de maio.

Como acontece com tudo o que é novidade, a expectativa era grande e os alunos não escondiam a enorme vontade de colocarem em prática as suas aprendizagens e desenvolver as competências adquiridas ao longo dos dois anos de formação. “Queremos ir trabalhar” foi a frase mais ouvida nas semanas que antecederam a FPCT.

A FPCT, ou estágio como os alunos lhe preferem chamar, é o primeiro contacto com o mundo do trabalho. Permite aos alunos desenvolverem de forma aprofundada as competências adquiridas na Escola, permite-lhes compreender as suas fragilidades, oferece-lhes a possibilidade de criarem novos contactos e dá-lhes muita mais responsabilidade.

Por todos esses motivos, a ansiedade prévia existia não só nos alunos, mas também nas suas famílias e, claro, nos professores que, até então, os acompanhavam e, de algum modo, protegiam.

Por isso, é com enorme orgulho que, passadas as primeiras semanas com os nossos alunos “longe”, recebemos vídeos e fotografias enviados por eles a demonstrarem como realmente estão felizes e a fazerem aquilo para o qual se prepararam nos últimos dois anos.

O aluno Pedro Ferreira é um enorme exemplo disso. A estagiar na Empresa José Pedro & Carlos Manuel Rodrigues, Lda., em Braga, presenteou-nos com imagens dos belos e artísticos trabalhos nos quais tem colaborado, mostrando o quanto já percebe da arte da jardinagem.

Continuem assim!