Orientação Vocacional da Turma 2.ºJ

Entre 9 de fevereiro e 9 de março, o Serviço de Psicologia e Orientação realizou um Programa de Orientação Vocacional com a turma do 2.º J, do Curso de Educação e Formação – Operador de Jardinagem.

Promoveu-se o desenvolvimento de atitudes e comportamentos facilitadores da gestão das transições ao longo do ensino: planeamento de carreira, exploração do conhecimento de si e das oportunidades escolares e profissionais, promoção do otimismo e da autoconfiança para lidar com os desafios da carreira.

O Programa desenvolveu-se ao longo de 5 sessões de 50 minutos, às quartas-feiras, com o grupo turma. O principal objetivo consistiu em desenvolver atitudes e comportamentos que facilitem a tomada de decisão vocacional dos alunos.

As primeiras três sessões visaram o apoio à formulação do problema vocacional, promovendo o autoconhecimento dos interesses, aptidões e estilo de vida desejado. Nesse sentido, os alunos realizaram um conjunto de atividades que estimularam a reflexão sobre experiências pessoais para, a partir daí, elaborarem uma representação sobre capacidades, motivações e estilo de vida pretendido para a próxima etapa das suas vidas. Estas primeiras sessões foram dedicadas ao autoconhecimento, sendo uma forma de reforçar o papel deste tipo de intervenções para a construção da identidade e para a promoção da agência pessoal na construção de conhecimento sobre si próprio. Na verdade, cada um/a de nós é o/a grande especialista da experiência de si mesmo.

As últimas sessões focaram-se na exploração das oportunidades escolares e profissionais e na formulação de planos de carreira realistas.