“O cantinho das ervas aromáticas” pelo 2.º J do Curso de Educação e Formação Operador de Jardinagem

No dia 28 de outubro, na disciplina de IBPJ e no âmbito do projeto Eco-Escolas, sob a supervisão da professora Goreti Barros, a turma do 2.ºJ reiniciou os trabalhos de manutenção e recuperação de um cantinho muito especial da nossa escola, “O cantinho das ervas aromáticas”.

Este trabalho vem dar continuidade ao que foi desenvolvido com estes alunos no ano letivo anterior, com o objetivo de os sensibilizar para a importância que estas plantas desempenham na nossa saúde, devido às suas propriedades antimicrobianas, no ambiente, nos ecossistemas agrários, na biodiversidade, nas hortas e jardins e na agricultura sustentável. Estas plantas contribuem para o controlo da erosão, para a fixação de populações de insetos auxiliares, para a retenção da água, para a conservação do solo e para a fixação de predadores.

Os cuidados culturais e de manutenção deste espaço passam essencialmente pela realização de sementeiras diretas, instalação de plantas, retanchas, monda de infestantes, sachas e rega.

Os alunos demonstram muito interesse e motivação na preservação deste espaço e por todas as atividades aqui desenvolvidas. Este trabalho é extremamente compensador, pela sua utilidade, beleza que estas plantas nos proporcionam e pela fragância que exalam quando delas nos aproximamos.

O nosso canteiro de aromáticas conta já com uma panóplia de ervas, como, por exemplo, a Erva – príncipe - Cymbopogon citratus; a Salva - Salvia officinalis; a Alfazema- Lavandula; o Alecrim - Salvia rosmarinus; o Tomilho – Thymus vulgaris e a Lúcia-lima - Aloysia citrodora. Outras se seguirão para enriquecer e melhorar este nosso espaço tão peculiar e importante.