Nas aulas práticas de Produção Agrícola – recolha de embriões

No dia 9 de dezembro foi feita mais uma recolha de embriões na EPADRPL.

Infelizmente, apesar de todos os cuidados serem sempre assegurados, nem tudo corre como desejado: o protocolo para a superovulação foi totalmente cumprido e a recolha correu com normalidade, porém, no final, não havia embriões, apenas um oócito (células germinativas produzidas nos ovários). Perante o resultado, foi feita uma ecografia final para verificar a existência de algum problema no animal, que docilmente correspondeu ao tratamento. Verificou-se que tinha os dois ovários quísticos.

A professora Ermelinda Cerqueira, alguns alunos do 2.º ano da turma B do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária e duas estagiárias do Curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima estiverem presentes em todos os momentos: assistiram à recolha de embriões, observaram à lupa o oócito e assistiram à ecografia.

Para finalizar o Dr. José Pedro Azevedo, responsável externo pelo acompanhamento da reprodução e pelos programas de recolha de embriões, realizou uma ecografia a uma outra novilha, na qual tinha sido implantado um embrião há cerca de 40 dias e a boa notícia chegou: em breve uma nova cria nascerá na EPADRPL.

Destaca-se a enorme curiosidade dos alunos, o interesse em participar nestas atividades e o gosto com que o fazem. Parabéns!