Nas aulas práticas de Produção Agrícola - plantação de couve-nabiça

No dia 5 de novembro, no âmbito do módulo “Obtenção de Plantas, Instalação de Culturas e Manutenção”, os alunos da turma do 1.º A do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, orientados pela professora Goreti Barros, realizaram uma plantação de couve-nabiça, na horta.

Esta hortícola, que pertence à família das Brássicas, é uma variedade tradicional portuguesa, bastante conhecida pelas suas folhas tenras, pela facilidade de cultivo, pelo crescimento rápido e pela resistência que comporta relativamente às geadas.

As propriedades das nabiças são várias, já que são pobres em calorias e daí excelentes para quem procura uma dieta saudável. São também ricas em potássio, vitamina A, C, ácido fólico e cálcio.

Importa referir que, antes da plantação, é necessário realizar um conjunto de granjeios culturais imprescindíveis para receber as jovens plantas e “fazer uma boa cama”, para que se adaptem bem ao solo e se desenvolvam de forma rápida e saudável. Para o efeito, os alunos realizaram as seguintes tarefas: limpeza do terreno, mobilização manual, incorporação de matéria orgânica e nivelamento do solo. No momento da plantação, fizeram a armação do terreno e respeitaram o compasso e a profundidade de plantação, tendo em consideração as características desta hortícola.

Os alunos demonstraram motivação e realizaram todo o processo com rigor técnico, autonomia e respeitando as regras de trabalho.