Juntos por uma Internet Melhor

No dia 8 de fevereiro, comemorou-se a 19.ª edição do Dia da Internet Mais Segura.

Sob o lema “Juntos por uma Internet Melhor”, a EPADRPL, através da Biblioteca Escolar, assinalou esta data com diversas atividades.

Foi concebida uma exposição com os cartazes “Que farias?”, da SeguraNet, no placard da Biblioteca Escolar, alertando para diversas situações da vida enquanto cibernautas.

Realizou-se a leitura, em sala de aula, da obra “Gosto, Logo Existo - Redes sociais, jornalismo e um estranho vírus chamado fake news”, de Isabel Meira, que se prolongou por toda a semana.

Dinamizou-se também, na maioria das turmas, um jogo interativo dedicado ao tema, fomentando deste modo uma aprendizagem com caráter mais lúdico.

No final do dia, os alunos assistiram, via plataforma TEAMS, ao Webinar “TU és TU online? - Identidade e liberdade digital”, promovido pelo Consórcio Centro de Internet Segura, que contou com um painel de jovens, entre eles produtores de conteúdos, influenciadores nos meios digitais, embaixadores europeus da juventude do Programa BI4Kids e desportistas. Debateram-se questões como inteligência artificial, ética digital, machine learning, manipulação digital e privacidade online.

A Internet é uma ferramenta muito presente nas rotinas dos nossos jovens, assumindo-se como um local de oportunidades, porém é também um fator de elevado risco. Estas iniciativas tornam-se assim extremamente importantes como forma de sensibilizar e consciencializar os alunos para boas práticas online.