Jantar de encerramento do encontro da “Europea International Seminar and General Assembly”

Realizou-se, entre os dias 22 e 25 de junho, na Póvoa do Varzim, o “Europea International Seminar and General Assembly”. O evento, promovido pela Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA), insere-se num conjunto de comemorações por ocasião da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Este encontro teve como objetivo debater os novos desafios do ensino agrícola para a 3.ª década do século XXI, as novas perspetivas de futuro, a agenda 2030, entre outros temas. As respostas a questões como a transição digital e ecológica, a evolução deste setor e do perfil do consumidor e as novas necessidades do mercado de trabalho no que toca a (re)qualificação e aprendizagem ao longo da vida foram debatidas. 

No dia 24 de junho, coube à nossa Escola organizar a visita à Quinta de Soalheiro, em Melgaço, seguindo-se a visita guiada à vila de Ponte de Lima e, por último, preparar, confecionar e assegurar o serviço de jantar de encerramento do encontro. O jantar contou com a presença do Senhor Diretor-Geral da DGEstE, Dr. João Miguel Gonçalves, e da Senhora Subdiretora-Geral, Dra. Florbela Mendes Valente.

Os alunos da turma 1.º FC, do Curso de Profissional de Cozinha - Pastelaria, contando com o apoio dos alunos Daniel Dantas e Joel Ruteia do 1.º A do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, tiveram, nesse dia, o seu primeiro serviço. O ano conturbado pela situação pandémica e o cumprimento das medidas emanadas pela DGS não permitiram esta experiência mais cedo e, como tal, a expectativa e a ansiedade dos nossos alunos foram imensas.

Logo pela manhã, meteram mãos à obra com o nosso chef João Paulo Fernandes e, empenhados, iniciaram a preparação e a confeção dos pratos deliciosos para o jantar a acontecer nos jardins da EPADRPL. A postura de responsabilidade e profissionalismo esteve sempre presente em todos os momentos do evento, mas sobretudo o sentido de iniciativa, companheirismo e sintonia com a excelente organização do professor Hélder Caridade. Neste evento, foi igualmente preciosa a ajuda de Raquel Ribeiro, assistente técnica, e de Lena, Palmira, Carla, Adriana e Maria João, assistentes operacionais, que contagiaram toda a gente com a sua energia e os seus sorrisos.

A Escola congratula-se com o facto de ter integrado a organização do encontro “Europea International Seminar and General Assembly” e manifesta o seu orgulho pela postura e responsabilidade demonstrada pelos alunos, estando convicta de que o seu percurso escolar e profissional será certamente brilhante!

Ver Galeria de Fotografias