EPADRPL celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 a 12 de dezembro de 2024

De 3 a 12 de dezembro, assinalámos, com grande envolvimento, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no âmbito do projeto EPPL+i. A efeméride foi marcada por um conjunto de atividades que promoveram a inclusão e sensibilização de toda a comunidade escolar.

A jornada iniciou-se com uma aula de equitação terapêutica, dinamizada pelos alunos do 2.º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão Equina. Nesta atividade, os alunos aos quais são implementadas medidas adicionais tiveram a oportunidade de desenvolver competências diversas, contando com o apoio dos futuros técnicos de gestão equina, que demonstraram empenho e solidariedade neste processo.

Paralelamente, realizaram-se sessões de sensibilização sobre o capacitismo, dirigidas aos alunos e assistentes operacionais da Escola. Estas sessões foram momentos de reflexão sobre temas essenciais, como evitar subestimar, estigmatizar ou menosprezar as pessoas com deficiência, além de alertar para questões de acessibilidade e para a importância da empatia. Em breve, será promovida uma sessão semelhante para os assistentes técnicos, reforçando a mensagem de inclusão em todos os níveis da comunidade escolar.

Os professores participaram numa ação de capacitação baseada no texto "Os Patos Preferem a Escola". Este texto serviu como ponto de partida para uma reflexão sobre como as nossas forças e fraquezas se manifestam em diferentes contextos, reforçando competências relacionadas com o Desenho Universal da Aprendizagem, a diferenciação pedagógica e as acomodações curriculares.

As semanas de celebrações culminaram com o encontro anual com os amigos da APPACDM de Ponte de Lima, que participaram em diversas atividades físicas adaptadas com as turmas de 1.° ano da Escola. Este momento incluiu ainda um serviço de refeição preparado e servido pelas turmas dos Cursos Profissionais de Hotelaria e Restauração, no âmbito por exemplo da UFCD de Turismo Inclusivo, demonstrando a importância da colaboração e do espírito comunitário.

A nossa EMAEI orgulha-se de plantar “sementinhas de inclusão” e de contribuir para uma Escola cada vez mais acolhedora e consciente das suas responsabilidades sociais. É mais um passo no caminho para uma sociedade mais inclusiva, onde todos têm lugar.