Eliminação de espécie invasora - Cortaderia Selloana - 8 de fevereiro 2023
No dia 8 de fevereiro, logo pela manhã, com o 2.º J do Curso de Educação e Formação T2 - Operador de Jardinagem, iniciámos um trabalho de grande relevância e, mais uma vez, demonstrámos preocupação com o meio ambiente, indo ao encontro dos objetivos do programa Eco-Escolas.
Nessa manhã eliminámos os três focos, existentes na Escola, de Cortadeiria Selloana, comummente denominada por erva-das-pampas ou plumas, espécie originária da Argentina e do Chile.
A erva-das-pampas chegou a Portugal há bastante tempo como planta decorativa de jardins e quintais. Porém, nos últimos anos, foi catalogada como uma espécie invasora e está na lista das 100 espécies mais problemáticas para a Europa. Esta espécie ameaça a biodiversidade, aumenta o risco de incêndio, causa problemas devido a alergias e forma zonas impenetráveis. A estes fatores soma-se o exponencial potencial de propagação. Cada erva-das-pampas pode ter milhares de sementes muito leves, facilmente dispersas pelo vento.
O caráter invasor da espécie é dado pela sua alta capacidade de adaptação a múltiplos ecossistemas, uma vez que não requer grandes exigências ecológicas e é capaz de sobreviver em condições extremas, tanto de seca como de humidade.
Para a extinguirmos é fundamental eliminar pela raiz e restaurar a vegetação natural para evitar que se continue a propagar. Tendo esse aspeto em consideração, os nossos alunos do 2.º J eliminaram, manualmente, a que se encontrava num talude da vinha loureira, já que o seu porte ainda era reduzido. A eliminação dos outros dois focos, existentes junto ao apiário da Escola, foi levada a cabo pelos nossos alunos do 1.º A do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, no âmbito da atividade letiva com a professora Odete Laja. Neste caso, utilizou-se o trator, dada a dimensão das plantas e o facto de se pretender arrancá-las definitivamente.
Demos assim o nosso contributo para a não propagação desta espécie invasora na nossa região. Tu também podes ajudar nesta luta! Sempre que saibas da localização de um exemplar desta espécie, comunica através do e-mail lifestopcortaderia@seo.org.
Para mais informações, notícias e estudos sobre esta espécie, vai ao site http://stopcortaderia.org/language/pt/nova_stopcortaderia_pt/.
Sê um Eco Cidadão consciente e informado.
Ver a Galeria de Fotografias