Dinamização da Campanha “Dar uma mão solidária ao Dinis” pela EPADRPL

O Dinis é um menino de 13 anos, de Arcos de Valdevez, que, com uma queda aos dois anos de idade, sofreu um traumatismo craniano grave, do qual resultou uma perda total de capacidades (ver, ouvir, andar, etc.). Atualmente, o Dinis anda de cadeiras de rodas e apresenta limitações a nível cognitivo. O menino faz tratamentos intensivos em clínicas especializadas e, segundo a mãe, é após o período de tratamento intensivo que mais se nota a evolução do filho, sendo que o seu objetivo máximo é ver o Dinis a andar. 

Sabendo que, quantas mais tampinhas forem angariadas, mais prolongado será o tratamento do Dinis, bem como a eficácia dos resultados, para ajudar os pais do Dinis a suportar as elevadas despesas mensais, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (EPADRPL) iniciou uma campanha de recolha de tampinhas PET, envolvendo toda a comunidade educativa.  

Ao fim de vários meses, com o contributo dos alunos, encarregados de educação, professoresassistentes operacionais, assistentes técnicos e demais solidáriosa EPADRPL conseguiu reunir um número significativo de tampinhas. Assim, no dia 19 de dezembro de 2019, o Dinis visitou a Escola, acompanhado da sua mãe, D. Clara, a fim de conhecer, finalmente, os seus novos amigos. 

A receção foi cuidadosamente preparada com a cooperação dos alunos dos cinco cursos da EPADRPL. As turmas do 1.º J do CEF - Operador de Jardinagem e do 2.º FR/FC, bem como as assistentes operacionais embalaram parte das tampinhas; o 1.º B/C dos Cursos Prof. Técnico de Produção Agropecuária e Técnico de Gestão Equina teve a seu cargo o design e a conceção dos cartazes de divulgação e de receção; à turma 2.º J do CEF - Operador de Jardinagem coube a escultura de um majestoso presépio com troncos de bétulaas turmas do Curso Prof. Técnico de Cozinha e Pastelaria confecionaram um delicioso bolo de chocolate e uma irresistível torta de laranja; as turmas do Curso Prof. Técnico de Restaurante e Bar responsabilizaram-se pela decoração do espaço, pela preparação das bebidas e pelo aprimorado serviço de mesa e bar.  

Para o efeito, foi determinante o trabalho colaborativo entre os professores: Coordenadores da Educação para a Cidadania e do Projeto Eco Escolas, Diretores de Turma, Educação Especial, Área de Integração, Português, TIC, Serviço de Restaurante e Bar, Serviço de Cozinha e Pastelaria, Jardinagem, entre outros. 

À chegada à EPADRPL, os convidados especiais foram afetuosamente recebidos pelos alunos Fátima Silva e Edgar Campos, representantes da Associação de Estudantes, e pela Direção da Escola. Depois, foram calorosamente acolhidos, no bar pedagógico da EPADRPL, pelo aluno anfitrião Hélder Ferreira e por dois alunos representantes de cada turma da Escola. 

Em face de tanta curiosidade sobre a origem da força de vontade do menino, evidente em todos os vídeos e fotografias da sua página onlineos alunos quiseram colocar várias questões ao Dinis. Por fim, previamente elaborada a partir dos textos sobre o tema “Esperança”, produzidos nas aulas de Português pelos alunos finalistas dos Cursos Prof. Técnico de Cozinha e Pastelaria e Técnico de Restaurante e Bar, a aluna Rita Silva leu ao menino e à sua mãe a “Mensagem dos alunos da EPADRPL para o Dinis” - o menino que, por mais e maiores desafios que se coloquem à sua frente, nunca desiste, mas persiste e consegue ir sempre mais além.  

Entretanto, tendo em conta a atual desvalorização do plástico, paralelamente à recolha de tampas PET, a Escola iniciou igualmente a recolha de rolhas de cortiça. 

A EPADRPL apela, assim, a todas as pessoas que queiram ajudar o Dinis ede igual modo, contribuir para a defesa do ambiente que entreguem as tampas PET (tampinhas de água, de sumos, de leite e de iogurtes líquidos) e as rolhas de cortiça nas instalações da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, localizada na Quinta do Cruzeiro, Arca, Ponte de Lima