Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, comemorado a 2 de abril, data definida pela ONU, visa esclarecer a população mundial sobre o autismo.

Segundo o Manual de Saúde Mental – DSM-5, o autismo integra um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral e consiste num distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restritivo e repetitivo. Afeta o processamento das informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e as sinapses se organizam.

Sendo a EPADRPL uma escola de todos e para todos, não podia deixar de assinalar esta data. Assim, no dia 5 de abril, aliando o regresso de vários dos nossos alunos ao ensino presencial à vontade de sensibilizar a comunidade para uma doença que ainda não é muito bem compreendida, o grupo de professores de Educação Especial dinamizou um conjunto de atividades variadas ao longo da manhã: foram distribuídos a assistentes operacionais, professores e alunos laços azuis, cor simbolicamente associada aos direitos das crianças e ao autismo.

De seguida, os alunos visualizaram o filme “O Farol das Orcas”, que conta a história de uma mãe que viaja até à Patagónia com o seu filho autista na esperança de que um guarda-florestal e um grupo de orcas selvagens possam ajudar o rapaz emocionalmente.

Após o filme, a professora Margarida Rego ajudou-os na confeção de uma deliciosa bola de carne, que depois de pronta, foi servida num lanche muito especial, dado ter contado com a presença de Sra. D. Helena Silva, mãe do nosso aluno Miguel. De gestos simples, palavras sinceras e com acentuada emoção, esta «mãe coragem», além do precioso testemunho sobre como é ter um filho com autismo, transmitiu-nos uma grande lição de vida, pois mostrou que ser autista é ser muitas vezes incompreendido e até vítima de discriminação, apenas por ser diferente, por ver o mundo com outros olhos, por compreender a vida por outro prisma, por ser capaz de dizer tudo com um olhar!

Como algumas turmas ainda se encontram com aulas à distância, a Sra. D. Helena teve a amabilidade de, após o lanche, dar novamente o seu testemunho, desta vez via Teams às turmas do 1.º ano dos Cursos Profissionais, durante as aulas de TIC, Área de Integração e Português.

As turmas à distância, à semelhança das turmas presenciais, mostraram-se muito atentas, interessadas e sensibilizadas com o que ouviram. A EPADRPL sentiu que tem conseguido cumprir a sua missão, quando ouviu esta mãe dizer que aqui, na nossa escola, o seu filho é muito feliz!