Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais - 18 de novembro de 2022

No dia 18 de novembro, assinalou-se o “Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais.”

É efetivamente preocupante que mais de metade dos crimes sexuais ocorridos em Portugal seja contra crianças e jovens. Assim, a EPADRPL, mantendo a parceria com a Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, através da CPCJ de Ponte de Lima, abordou o tema com os alunos do CEF T2 – Operador de Jardinagem, integrando esta atividade no projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) da Escola.

A sessão foi construída e dinamizada pela Educadora Social, Sandra Miranda, e pela Psicóloga da Escola, Ana Margarida Barbosa, para que, através de dinâmicas de grupo e participação interativa, se pudesse conhecer o que os alunos já sabiam sobre o tema, desfazer mitos associados à exploração sexual e ao abuso sexual de crianças, informar sobre a temática e capacitar os jovens para escolhas e comportamentos assertivos. Com recurso a instrumentos digitais de brainstorming, vídeo, discussão e partilha de ideias, o envolvimento dos alunos foi crucial para o bom desenrolar da sessão.

Para terminar, os alunos empenharam-se na realização de um trabalho em grande grupo, intitulado “O Semáforo do teu Corpo”. Aludindo às cores do semáforo que nos permitem “avançar”, “ter cautela” ou “parar”, reuniu-se um conjunto de imagens e frases para cada uma das cores (verde, amarelo e vermelho) no que diz respeito ao nosso corpo. Entre várias questões pertinentes, é importante respeitar as diferenças e preferências de cada um, prestar atenção ao consentimento, alertar para o que não é tolerável/aceitável, passando pela divulgação de direitos da criança nesta temática e de contactos úteis. O cartaz resultante encontra-se em exposição no mural da Biblioteca Escolar para que possa ser visualizado por toda a comunidade educativa.

Para reflexão de todos, sugerimos o seguinte vídeo https://youtu.be/CxM6keJN2tw de divulgação do livro de Rachel Brian, “O Teu Corpo é Teu”, para ensinar a definir limites em relação ao corpo, refletir sobre o comportamento em relação aos outros, ajudando as crianças a sentirem-se seguras, respeitadas e 100% donas do seu corpo.