Dia do Encarregado de Educação

Sendo a Família e a Escola parceiras de caminhada, responsáveis pelo processo educativo dos seus filhos e alunos, é imprescindível que ambas atuem em conjunto como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno dos seus educandos.

O envolvimento Família/Escola promove um clima escolar global positivo e gera mais cooperação entre os alunos. Nesse sentido, nos dias 1 e 8 de abril, a EPADRPL promoveu o “Dia do Encarregado de Educação”.

Os cerca de 80 Encarregados de Educação e/ou familiares que responderam afirmativamente ao convite da Escola puderam conhecer o trabalho desenvolvido por esta e pelos seus filhos. Foram visitadas as instalações específicas do curso frequentado por cada aluno(a) e foi possível observá-los a desenvolver atividades próprias da área de educação e formação que elegeram para o seu futuro.

Os Encarregados de Educação foram recebidos com muita alegria pelo grupo de bombos da Escola e presenteados com um lanche/almoço confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria e do Curso Profissional Técnico de Restaurante e Bar, respetivamente.

Por fim, os Encarregados de Educação puderam participar em duas dinâmicas de grupo, promovidas pela Psicóloga Escolar, Liliana Castro, e pela Educadora Social, Sandra Miranda, que tinham como objetivo a descontração, a promoção do conhecimento, a entreajuda entre os pais, mães, avós, tio(a)s, irmãos e irmãs presentes e a auscultação destes sobre o balanço do percurso educativo/formativo dos seus educandos.

Após a atividade, a Encarregada de Educação do aluno Tiago Barbosa do 1.º B fez questão de partilhar o seguinte testemunho: “Quero desde já agradecer a forma como fomos recebidos hoje na vossa escola. É com o maior orgulho que hoje digo que o meu filho estuda na EPPL. Mostram ser merecedores da minha confiança como escola. Confesso que no início fiquei bastante apreensiva quando ele mostrou interesse em ir estudar para aí, mas, hoje, não pensaria duas vezes em apoiar e incentivar qualquer pai que esteja na minha situação. Ter os nossos filhos fora de casa é muito difícil de gerir, mas fico de coração cheio ao vê-lo chegar à sexta-feira com um brilho nos olhos que irradia de felicidade qualquer pessoa que fala com ele. Mais uma vez MUITO OBRIGADA pelo vosso trabalho e continuem com essa forma de incentivo para com os miúdos. Sempre grata e ao vosso dispor para qualquer assunto.”

Ver Galeria de Fotografias