Desafios Matemáticos

No presente ano letivo, os alunos da EPADRPL foram desafiados para a matemática pelas professoras Elsa Lopes e Manuela Oliveira.

Com efeito, foram dinamizados três desafios matemáticos, correspondentes a cada um dos períodos letivos. Contudo, devido à pandemia, o segundo desafio foi realizado no regime de ensino à distância.

Esta atividade foi bem aceite pelos alunos que se mostraram interessados e curiosos. Tiveram oportunidade de discutir eventuais resoluções, apresentar hipóteses de respostas, selecionar informação, elaborar estratégias de resolução diferenciadas e, sempre que necessário, recorriam às professoras para tentar obter algum feedback.

Foi um método bastante eficaz para promover nos alunos o gosto pela matemática, a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas, desenvolverem metodologias e estratégias que favorecem a aprendizagem e ainda fazê-los perceber, de forma lúdica, a contextualização dos conceitos matemáticos e da sua aplicabilidade prática.

Os participantes foram vários, mas no final os que obtiveram maior pontuação foram os alunos Francisco Barbosa (1.º FC), Rita Gonçalves (1.º A) e Tiago Vilaça (1.º C).

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!