
Conferência “Dos “3 Ds” do 25A74 aos “5 Ds” de 13A24”, pelo Professor Doutor David Rodrigues – 13 de abril de 2024
Na manhã do dia 13 de abril, pela mão da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da nossa Escola, com o apoio do Município de Ponte de Lima e do Centro de Formação – CENFIPE, aproximadamente 70 pessoas, na sua maioria professores, tiveram o privilégio de assistir à conferência “Dos “3 Ds” do 25A74 aos “5 Ds” de 13A24”, pelo Professor Doutor David Rodrigues, em Ponte de Lima.
A organização da conferência teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas que reforcem a construção de uma cultura inclusiva de Escola. Tirando partido da data do evento, pretendeu-se ainda cruzar o tema da Educação Inclusiva com os valores de Abril, integrando a conferência nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
A sessão de abertura ficou a cargo do Vice-Presidente do Município de Ponte de Lima, Dr. Paulo Sousa, da Diretora do CENFIPE, Dr.ª Sandra Macedo, e do Diretor da EPADRPL, Eng.º Amâncio Cerqueira. Rute Alves, adjunta do Diretor da Escola, apresentou as informações mais relevantes da biografia do Professor David Rodrigues.
Na sua conferência, o Professor David, através do seu olhar de especialista em inclusão e liberdade, ofereceu uma oportunidade única para os presentes refletirem sobre a evolução dos valores de abril e a sua aplicação na educação inclusiva. A paixão do Professor pela Inclusão e pelos Direitos Humanos, o seu conhecimento profundo sobre estes temas e sobre Portugal antes e depois do 25 de abril e a sua veia de poeta/de artista aliada ao seu senso de humor, fez com que fosse capaz de explicar questões complexas de forma clara e acessível, inspirando todos os presentes, que o ovacionaram. A necessidade de trabalhar com as diferenças para atenuar as desigualdades foi destacada do início ao fim, ressaltando que a diversidade é uma força motriz essencial na busca por um mundo mais equitativo e justo.
Após um coffee break, cujas iguarias foram confecionadas pelos alunos do Curso Profissional Técnico/a de Cozinha e Pastelaria, e servidas pelos alunos do Curso Profissional Técnico/a de Restaurante e Bar, os presentes foram surpreendidos com um momento musical preparado pela professora Sandrina Oliveira, coordenadora da EMAEI e responsável pelo Clube de Artes da Escola. Os artistas, o aluno André Mota e a assistente operacional Maria João Oliveira, foram aplaudidos por terem encantado com a interpretação do tema “E depois do adeus”, primeira senha da Revolução.
Seguiu-se um momento de partilha, em que os presentes puderam refletir, em grupos de trabalho, sobre o que temos/fazemos e o que precisamos ter/fazer no que concerne às salas de aula, à formação em serviço, aos recursos, a uma escola para todos e a uma escola feliz. As conclusões foram apresentadas em grande grupo em paralelo com as observações sempre pertinentes do conferencista. Os presentes consideraram a conferência e as partilhas muito enriquecedoras, tendo os professores testemunhado que a profissão docente pode ser diferente, inclusiva para todos, sendo que o Professor nos deu alento para prosseguir a nossa missão.
A manhã do dia 13 de abril terminou com uma visita aos diversos espaços de aprendizagem da EPADRPL e serviu-se, nas palavras do Professor, “um almoço memorável”, confecionado por professores e funcionários e servido por alunas da turma 1.º FR, com ingredientes produzidos pelos alunos na Escola. Na sua página de Facebook, o Professor David referiu-se a esta manhã do seguinte modo:
Assim fica difícil não convidá-lo outra vez. Obrigado por tanto, Professor!


