Concurso Nacional de Leitura - Resultados da Fase Escolar – 11 de janeiro de 2023

Realizou-se, no dia 11 de janeiro de 2023, na Biblioteca Escolar, a prova relativa à Fase Escolar da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

A obra selecionada para esta 1.ª fase (Fase Escola) foi “Os da minha rua”, do escritor angolano Ondjaki.

Participaram no concurso 9 alunos da nossa Escola, ou seja, 7 alunos da turma 1.º C - Carolina Cabreira, João Pinheiro, Lara Borges, Leonor Araújo, Maria Eduarda Goulart e Vera Fernandes; e 2 alunas da turma 2.º C – Isabel Medeiros e Rita Lopes.

A prova foi constituída por duas partes, valendo cada uma 100 pontos, num total de 200 pontos. A primeira parte da prova continha uma questão com 50 afirmações de Verdadeiro ou Falso. A segunda parte possuía uma questão de desenvolvimento em que os alunos tiveram de selecionar um dos dois temas propostos e desenvolvê-lo, de acordo com o conhecimento da obra.

As alunas selecionadas foram Carolina Cabreira, do 1.º C, e Isabel Medeiros, do 2.º C.

A equipa organizadora, constituída pela professora bibliotecária Paula Oliveira e pela Subdiretora e professora de Português Eugénia Gonçalves, sentiu-se muito orgulhosa do desempenho dos participantes e a todos deu os parabéns por pertencerem ao grupo dos portugueses que continuam a ter bons hábitos de leitura.

A “Parábola do Cágado Velho”, do escritor angolano Pepetela, foi entregue às duas alunas selecionadas que irão representar a Escola na 2.ª fase do CNL, a decorrer no dia 2 de março, pelas 9h30m, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Ver Galeria de Fotografias