Comemoração "ecológica" do Dia da Mãe

O Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo do mês de maio em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo.

Esta homenagem conta já com muitos séculos de existência, pois remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e mãe dos deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a mãe dos deuses romanos e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. Nos Estados Unidos da América, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson em 1914 e passou e ser celebrada no primeiro domingo de maio.

Na EPADRPL, em jeito de comemoração deste dia, a coordenadora do projeto Eco Escolas, professora Susana Barbosa, orientou os alunos do 1.º e 2.º ano das turmas J do CEF – Operador de Jardinagem, na elaboração de pequenos cestos floridos, reutilizando materiais como latas de conserva e pacotes tetra pack que foram pintados e decorados com muito gosto pelos alunos. De seguida, colocaram pequenas ramagens verdes e flores naturais, concluindo o trabalho com um gracioso coração de cartão, no qual escreveram mensagens alusivas ao Dia da Mãe.

Esta atividade foi desenvolvida em alguns momentos de aulas, contando assim com a preciosa colaboração dos docentes Ana Margarida Rego, Paulo Barros e Filipe Silva.

No final, as duas turmas ofereceram parte destes fantásticos trabalhos a professores e funcionários da EPADRPL e claro, às suas mães e encarregadas de educação que, acreditamos, terão ficado muito felizes com a lembrança! 

Ver galeria