Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro assinalou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A EPADRPL não podia deixar de comemorar tão importante data. Para tal, entre os dias 9 e 12 de dezembro as turmas do 1.º e 3.º ano da Área de Educação e Formação de Hotelaria e Restauração, no âmbito da disciplina de Economia, sob a responsabilidade da professora Ana Margarida Silva, visualizaram filmes alusivos ao tema, nomeadamente “A Lista de Schindler” que captou a atenção dos alunos, levando-os a tomar consciência das atrocidades cometidas no Holocausto, durante a II Guerra. Por outro lado, o filme “Invictus” permitiu um melhor conhecimento da vida de um dos maiores ativistas em matéria de direitos humanos, Nelson Mandela.

Já as turmas 2.º A e 3.º B do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária e 3.º C do Curso Profissional Técnico de Gestão Equina, na disciplina de Área de Integração, com a professora Tânia Ribeiro, efetuaram pesquisas sobre personalidades, acontecimentos históricos, músicas e imagens subordinadas à temática dos Direitos Humanos, bem como exploraram o site da Amnistia Internacional, tomando conhecimento do que é, o que faz, como se pode ajudar, quais as campanhas mais recentes, entre outros aspetos.

No final, todas as turmas já referidas elaboraram cartazes, que foram expostos na escola, nos quais procuraram fazer a contextualização histórica da Declaração Universal dos Direitos Humanos, apresentaram algumas das personalidades que mais lutaram por esses direitos e ainda alertaram para a infeliz e atual violação dos mesmos.

Sem dúvida, uma atividade enriquecedora, quer pela interdisciplinaridade verificada quer pela temática trabalhada, pois não podemos deixar esquecer que os Direitos Humanos são de todos e para todos!